segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto: Encontros de Interrogação

Data: De 19 a 23 de abril de 2010

Turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Justificativa: Partindo das reflexões feitas para realizar os Prensautos optei por este tema com o objetivo de motivar os estudantes à reflexão sobre as decisões que tomamos diariamente e muitas vezes passam despercebidas.

Objetivos:

Desenvolver a expressão oral e escrita, a criatividade.

Motivar ao ato de refletir a respeito das atitudes que tomamos cotidianamente.

Desenvolver a coordenação motora ampla e fina e a desinibição.

Reconhecer suas angústias e incertezas como mola propulsora para alcançar seus objetivos.

Respeitar suas decisões e a dos outros.

Situação introdutória:

Cada aluno receberá uma cópia e quem quiser lerá em voz alta o poema que segue:

Ou isto ou aquilo

Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Após leitura vamos ouvir a versão musicada por Luís Pedro Fonseca e cantada por Lena D’Água em 1992, quem quiser poderá falar das decisões que toma no seu cotidiano e das dúvidas que tem a respeito de qualquer coisa.

Dentro das opções de texto, poesia, música, teatro, dança, mímica, desenho ou pintura, cada aluno poderá representar suas interrogações da maneira que se sentir mais confortável e apresentar aos colegas no auditório da escola.

Vamos discutir a respeito do que devemos considerar antes de decidir algo (objetivos que queremos alcançar).

Qual o símbolo que representa as interrogações em um texto?

Situação de Fechamento: Será proposto aos alunos que encontrem no pátio da escola material para montar seu ponto de interrogação. Os pontos de interrogação serão montados no canteiro da avenida em frente a escola para que se dissolvam com o tempo, assim como nossas dúvidas e inquietações se dissolvem com o tempo...

Colocação das interrogações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário